VIRADOURO DEFINE DATA PARA ENTREGA DA SINOPSE por Unidos do Viradouro

 

No próximo dia 30, a Viradouro vai apresentar a sinopse do enredo “Rosa Maria Egipcíaca”, que a vermelho e branco levará à Marquês de Sapucaí no próximo Carnaval.

 

A pesquisa da marcante história – pouco conhecida – de Rosa, apontada como a primeira afro-brasileira a escrever um livro aqui no país, está em fase de conclusão. A rica personagem, que foi escrava, prostituta, beata e feiticeira, viveu parte de sua vida no Rio de Janeiro e nas cidades históricas de Minas Gerais. Por isso, o carnavalesco Tarcísio Zanon, o diretor de carnaval Alex Fab, além de Roberto Monteiro, figurinista, foram a Ouro Preto, para uma pesquisa de campo, refazendo alguns dos trajetos feitos por ela.

 

 

– Rosa percorria a região como escrava de ganho e como prostituta. Quando virou beata, passou a frequentar as igrejas daquela região. Foi uma visita bastante proveitosa pra gente, não só pra pesquisa de texto, mas pra reunirmos referências em relação à parte plástica – revela Zanon.

 

Sobre a disputa de samba, Alex Fab ressalta que a ala de compositores da Viradouro não é restrita aos atuais integrantes do segmento.

 

– A escola está aberta a qualquer um que queria participar do concurso de samba-enredo, sem a necessidade de já fazer parte da ala. Creio que um enredo desses, tão fascinante, vai despertar o interesse de muitos poetas – aposta o diretor.

 

A entrega da sinopse está agendada para 19h. A quadra da Viradouro fica na Avenida do Contorno, 16, no Barreto, em Niterói. 

Apoio
  • Agência Putz!